domingo, 31 de maio de 2015

Histórias Estranhas da Bíblia: Caim e Abel


Gênesis cap. 4 vers. 1-8
"E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu a luz a Caim, e disse:
Alcancei do Senhor um varão!
E deu a luz a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas e Caim lavrador da terra.
E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra em oferta ao Senhor.
E Abel também trouxe dos primogenitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para a oferta de Abel.
Mas para Caim e sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
E o Senhor disse a Caim: Porque te iraste? E porque lhe descaiu o semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito?
E se não fizeres o bem, o pecado jaz a porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
E falou Caim a seu irmão Abel; e estando eles no campo levantou-se Caim contra seu irmão Abel, e o matou."

Essa passagem possui por título "O primeiro homicídio." E procura retratar o primeiro assassinato na face da terra mas, no entanto, é muito mais que isso. Há muito mais por trás desse episódio do que têm-se falado.
O primeiro ponto a ser considerado é um fato despercebido, na verdade quase imperceptível:
A delimitação das profissões de Caim e Abel!
Abel foi pastor de ovelhas, e Caim agricultor.
Acaso, ao leitor desavisado, que importância existe em delimitar as profissões das personagens deste trecho bíblico?
Importância TOTAL!!
Hebreus eram um povo nômade em seus primórdios, em seu começo. E como povo nômade era criador de ovelhas e cabras e dava valor a pecuária. E o povo responsável pelas maiores conquistas arquitetônicas e de desenvolvimento eram os sumérios. E a quê se devia o desenvolvimento dos sumérios? A agricultura!!!
A expansão das grandes cidades sumérias se deu pela maneira como eles aprenderam a dominar as cheias do "Crescente Fértil"

                        Crescente Fértil


Dominando a cheia, aproveitando os sedimentos das inundações sumérios, e também egípcios, é importante ressaltar, tornaram o desenvolvimento  possível naquela região.
Como Sumérios possuiam uma religião formada e funcional com deuses diversos, Moisés precisava de uma forma de antagonizar os deuses sumérios para ressaltar a magnificência de seu próprio deus. O desenvolvimento sumério era em função da agricultura e a cultura hebréia era de pecuária, o que Moisés quer provar com a alegoria de Caim e Abel?
Caim é agricultor ( Suméria e Egito) e Abel é pastor de ovelhas ( hebreu, israelita). 
Na alegoria Deus aceita a oferta de Abel que é o sacrifício animal com sangue e gordura, que é a base da religião hebréia pré-judaica, sangue para o perdão do pecado. Enquanto a oferta de Caim é desprezada por Deus, frutas e legumes não servem, pois são o simbolo do desenvolvimento de outros povos.

                       
Sumérios e Hebreus
Contando essa história Moisés dá uma pequena amostra daquilo que viria em sua lei onde todos os perdões para pecados eram cedidos através do sacrifício de animais, seu sangue e gordura, queimados.
Portanto há mais aqui do que um simples homicídio. É o homicídio cometido por um agricultor sobre um pecuarista.
Ser agricultor era desprezível aos olhos hebreus, então acusar um lavrador de ser o primeiro homicida era mais que cômodo, era a prova de que Deus aprovava a criação de gado e seu sacrificio para o perdão dos pecados, enquanto a agricultura estavam destinados os pecadores, os ímpios.

         As ofertas: a ovelha e os legumes

Moisés não conta uma simples anedota, ele reforça uma rivalidade histórica, ideologica e religiosa. O que não é incompreensível. Afinal imagine ter cidades gigantescas com Ur, Uruk e Lagash de um lado e do outro as pirâmides do planalto de Gizé enquanto o que você tem são apenas suas historias? É como querer se tornar uma potencia para desafiar os EUA ou a Europa apenas com documentos e vontade para derrotá-los.

            Jardins suspensos da Babilônia

Analizando o contexto histórico compreendemos que Moisés procurava muito mais que apenas demonstrar como foi o primeiro assassinato. Mas sua intenção de mostrar como eram inferiores os outros povos, pois se apoiavam em deuses "estranhos", diferentes ao seu deus e por isso estavam " enganados".
Pense bem por qual motivo Deus daria de ombros para a oferta de Caim?
A lei não havia sido criada por Moisés, as pessoas não tinham a menor ideia de como e o que Deus gostaria de receber como oferta. Aqui novamente acredito que é a ideologia falando no lugar de Deus.
E mesmo hoje no século XXI seguimos tendo a mesma atitude ao crer que a nossa fé é a verdade absoluta em detrimento de outras existentes.
Entendendo estes pequenos pontos podemos começar a pintar um quadro de o por quê as guerras no oriente médio chegaram ao patamar atual. Suas ideologias, historias e contextos.

http://buscaderazao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá caro leitor, deixe o seu comentário, será de grande importância o seu comentário aqui. Obrigado!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...