terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Os cientistas têm fé na ciência?


Os cientistas têm fé na ciência?

A ciência não depende de crença, pois não é uma religião. Ela mostra ser funcional através dos resultados práticos que ela nos permite obter. Ninguém "acredita na evolução" ou "tem fé na gravidade", pois tais coisas simplesmente são demonstráveis, passíveis de investigação empírica.
Dentre as formas possíveis de se obter conhecimento, a ciência é a que mais se aproxima da realidade por meio de seus mecanismos de exploração. Através da junção de evidências, isto é, pequenas "peças" de um quebra-cabeça maior, que no final das contas é o objeto investigado, temos a explicação que estávamos procurando. De modo algum isto se assemelha a ter fé ou esperança, pois nenhuma das duas coisas se baseia em relações de causa-efeito ou explicações plausíveis.
Não faz sentido "crer" na ciência, mas é possível confiar naquilo que ela nos proporciona, em sua resolutividade. Um cientista/pesquisador pode inclusive ter crenças religiosas na sua vida pessoal, sem que isso interfira na produção de ciência em seu trabalho, a depender da prática do bom senso. Também existem cientistas que defendem um posicionamento ateísta, irreligioso, mas estes atributos não se constituem num pré-requisito para se fazer ciência. Por sinal, é importante colocar que qualquer posicionamento tendencioso na ciência pode acarretar em prejuízos a ela própria.
Se nem os cientistas possuem fé na ciência, nenhuma pessoa também deveria ter. Se a ciência funcionasse com base na fé, todas as tecnologias das quais dispomos seriam inúteis ou sequer existiriam. Nenhuma invenção ou descoberta teria sido obtida, principalmente pelo fato de a fé se basear em expectativas cegas, distantes de qualquer dado de realidade que possa ser apresentado.

João Antunes Ja



Um comentário:

  1. É claro que o cientista tem fé na ciência, meu caro. Pois, se não o tivessem, não realizariam seus experimentos em busca da Verdade. O ato do cientista experienciar é uma atitude de fé, dado que, exprime possibilidade, confiança de que sua experiencia ou teoria, dê certo. Se o cientista não tivesse fé na verdade, não teríamos nem a metade das coisas que homem criou por meio da ciência.

    ResponderExcluir

Olá caro leitor, deixe o seu comentário, será de grande importância o seu comentário aqui. Obrigado!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...