domingo, 31 de maio de 2015

Crônicas e Reflexões: Discutindo Com um Leão


O amigo leitor sabe o que é "princípio antrópico" ou"teoria antrópica"?
A teoria antrópica é o princípio que analisa as coincidências que fizeram a vida possível em nosso universo. A junção das várias coisas como eletromagnetismo, gravidade, as massas de elétrons e prótons; e por aí vai.
Em 1974 Brandon Carter, astrônomo, apresenta sua teoria antrópica dividindo-a em fraca e forte. Não por que uma tem valor de força alta e outra baixa, mas apenas como uma forma de classificar estas duas maneiras de enxergar a teoria.
E o quê exatamente Carter apresenta em sua teoria?
Bem, a teoria antrópica fraca diz que:
"Se o universo não fosse compatível com a vida, não estaríamos aqui para nos maravilharmos com sua magnitude."
E a teoria antrópica forte diz que:
"Apenas um universo passível de gerar vida é, também, passível de existir."
A despeito das explicações eloquentes e superlativadas vamos a uma explanação bem simples:
Para trocar em miúdos a teoria antrópica fraca nos explica que o universo só é assim por que somos capazes de entendê-lo desta forma. Já a teoria antrópica forte explica que nós só somos assim por que nosso universo nos constituiu, nos fez, desta forma.
Tendo explicado isso vamos ao assunto da postagem.
Lembro que li sobre a teoria antrópica pela primeira vez no livro de Stephen Hawking "Uma Breve História do Universo", ao que Hawking usa um exemplo fortuito para falar da teoria antrópica fraca em especial.
Ele fala de leões.
Veja bem caro leitor, se somos o que somos e somos capazes de observar o universo, que só é assim por que conseguimos observá-lo desta forma, só somos capazes de tecer teorias sobre seu surgimento, seu funcionamento e a maneira como ele se comporta por que constituídos somos desta capacidade de observação baseados naquilo que fomos descobrindo..... espere... está difícil de entender? Vou simplificar:
Apenas somos capazes de entender o funcionamento de coisas das quais temos conhecimento, da mesma maneira somos incapazes de entender, ou pensar em algo de que não temos conhecimento. Tenho até uma frase para resumir toda essa informação:
"Se não 'caiu' em seu pensamento, você é incapaz de conceber."
O que isso tem haver com leões e o pensamento de Stephen Hawking?


Se você pensar na funcionalidade da teoria antrópica ela só pode ser aplicada a nós, seres humanos, dotados da capacidade de compreensão do funcionamento do universo. Tente, no entanto, explicar a um leão qual é seu papel na cadeia que constitui seu ciclo de caça, reprodução, vida e morte. Você perderá seu tempo não é mesmo? O leão não compreenderá a série de vocábulos que nós chamamos linguagem falada, pois a linguagem que o felino entende é a corporal, enviando sinais comportamentais com seus olhos, língua, cabeça, cauda, etc; tornando inútil sua tentativa de explicar à ele qual é sua importância no sistema no qual está inserido.
Desta maneira o leão, bem como todos os outros animais, estão inseridos no contexto da teoria antrópica forte pois eles são aquilo que o universo produziu desta determinada forma, ou seja incapazes de teorizar sobre seu meio.
O que nos empurra no caminho contrário, na teoria antrópica fraca, pois somos capazes de compreender e teorizar a cerca de nosso meio.


Agora façamos um exercício mental caro leitor.
Quantas vezes você viu-se em meio a uma discussão onde a pessoa com a qual você argumenta parece não compreender absolutamente nada a cerca do objeto da discussão?
Modificando os rumos da conversa, ou apresentando alternativas incompatíveis com o tema abordado, fazendo com que a conversa pareça sem sentido e insana?
Mediante isso vou repetir a pergunta:
Quantas vezes você já viu-se em meio a uma discussão com um leão?
Isso mesmo: um leão!
Não é o leão incapaz de tecer opinião a cerca de seu meio? Tanto quanto pessoas que, por vezes, submergem-se em assuntos os quais desconhecem, apenas por sentirem-se ofendidos ou tocados pelo tema mas, perdendo-se na argumentação por falta de domínio no assunto em questão.
Observe o que diz Mark Twain:
"Nunca discuta com um ignorante. Ele o rebaixará ao nível dele e vai vencê-lo pela experiência."
Infelizmente a palavra "ignorante" é interpretada como falta de temperança ou agressividade mas, de fato ignorante é aquele que desconhece determinado tema ou assunto. É desse ignorante que Mark Twain fala. O "leão" que, incapaz de compreender o que você diz, opõem-se firmemente à eloquência a qual você tenta estabelecer.


Vou deixar aqui uma dica, amigo leitor, se acaso em meio a uma discussão você perceber que está discutindo com um "leão" o melhor é que se dê a conversa por encerrada antes que ela chegue ao patamar da ofensa, coisa sem razão de ser, e tenha em mente duas coisas:
A teoria antrópica e a máxima de Mark Twain.
Não estou sugerindo que o amigo leitor faça uma espécie de "segregação intelectual" ou coisa do tipo, apenas tenha a sensibilidade de compreender que, assim como os leões não podem entender seu papel na natureza, há pessoas que estão despreparadas para certas discussões, por desconhecerem seu conteúdo; podendo até fazer com que você, amigo leitor, faça papel de bobo, de desinformado e de mentiroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá caro leitor, deixe o seu comentário, será de grande importância o seu comentário aqui. Obrigado!! Volte sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...